quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

História

A Rua da Consolação, uma das mais importantes vias de São Paulo, se originou de um caminho existente na época da colônia, que ligava a Vila de São Paulo à Vila de Pinheiros, além de ser início de caminho para as cidades do oeste.  A antiga rua começava no final da Rua Direita, passava pelo Anhangabaú e finalmente tomava rumo à Pinheiros, até encontrar a Estrada de Sorocaba.
Seu nome atual deve-se ao fato de que em 1800, construíram a Igreja de Nossa Senhora da Consolação. Além da igreja, a Rua da Consolação passou por inúmeras transformações. Em 1858, foi inaugurado o Cemitério da Consolação, e com o passar do tempo, a rua se tornou uma das principais vias que levavam à Avenida Paulista.
Entre 1950 e 1960, houve uma ampla reforma visando a ampliação de seu leito, e nesta mesma época foram instaladas as primeiras casas especializadas em iluminação e lustres. Porém, na década de 60, o Presidente Faria Lima decidiu duplicar a Rua da Consolação, que em certos trechos possui 8 pistas, sendo duas exclusivas para ônibus.
Atualmente, existem mais de 40 lojas especializadas em iluminação e lustres, cada uma delas tendo focos totalmente diferentes das outras, na maioria das vezes. É um lugar interessante, pois é notável a diferença de uma loja para a outra, e qualquer um ficaria encantando com os magníficos lustres de cristal que se encontram nas vitrines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário